imagem topo

Laboratório de Cateterismo e Imagens Cineangiográficas do Coração – Hemodinâmica


A técnica de cateterismo do coração foi inventada pelo alemão Werner Forssmann em 1929. A partir de 1941, passou a ter aplicação clínica prática após estudos de André F. Cournand e Richard e Dickison W. Richards nos Estados Unidos.
 
Essa técnica permite a introdução de um tubo fino e flexível na circulação para ingestão de contraste com a finalidade de visualização das cavidades cardíacas e dos vasos sanguíneos, com simultâneas medidas de pressões, análises gráficas e saturação sanguínea de oxigênio.

Posteriormente, evolui-se para estudos com imagens radiológicas do coração em movimento ou Cineangiocardiografia. Esses avanços na investigação diagnóstica, responsáveis pala ampliação no tratamento cirúrgico das doenças mais complexas do coração na década de 1950.

A partir de 1970, o cateterismo da circulação coronária (cineangiocoronariografia), foi fundamental para expansão de um novo tipo de cirurgia do coração, a Revascularização Miocárdica. Procedimento que consiste no implante de veias Safenas (posteriormente artéria Mamária), fazendo uma conexão da circulação sanguínea entre a Aorta e o segmento da Coronária obstruída por uma placa ateromatosa.

A partir dos anos 90 foi introduzida Angioplastia Coronária, caracterizada pelo uso de cateter com balão introduzido nas coronárias subocluidas por placas ateromatosas. Após a sua inserção o balão é insuflado por pressão que a maioria das vezes eliminava o processo obstrutivo. Na década de 2010, essa técnica evoluiu para implante nas coronárias de Stent (um tubo minúsculo, expansível e em forma de malha, feito de um metal como o aço inoxidável ou uma liga de cobalto). Atualmente esses Stents foram aperfeiçoados em sua estrutura e são também utilizados em doenças de vasos sanguíneos arteriais como a Aorta por exemplo.
Hemodinâmica Hosp Santa Rita de Cássia
Av. Marechal Campos, 1579
Santa Cecília, Vitória - ES
CEP: 29043-260 Telefone: (27) 3325 5352